Como compactar imagens para sites


Compactar as imagens de seu site, deixando ele mais leve, pode gerar um aumento no tráfego, na taxa de conversão e melhorar o posicionamento no Google.

Todo editor ou administrador de um site / blog sabe da importância que as imagens possuem em cada uma das páginas de um domínio.

Porém, para ter um site acessível, é preciso ir além da simples tarefa de selecionar imagens e fazer o upload na plataforma.

O que é compressão de imagens

Antes de mais nada, precisamos ampliar a visão e tentar entender um arquivo de imagem como um conjunto de dados e pixels.

Dentro de cada arquivo de imagem JPG, JPEG, PNG, GIF ou outra extensão, há metadados e informações repetidas. O trabalho da compressão é justamente retirar essas informações redundantes para diminuir o peso do arquivo.

Por exemplo, vamos imaginar um pixel qualquer de uma imagem. Possivelmente, a cor ou o valor desse pixel será igual a de vários outros elementos dentro da mesma imagem. Quando a imagem é comprimida, em vez de ela possuir vários pixels iguais e repetidos, ela guarda apenas um valor desse pixel, que é reproduzido para os outros semelhantes, economizando tempo de carregamento.

Há duas formas de compressão:

Lossless (sem perda de dados)

Comprimir imagens em lossless é a opção perfeita para quem precisa da qualidade máxima a todo custo. Geralmente usada por fotógrafos, a compressão de imagens lossless é feita com arquivos de extensões com mais recursos, como TIFF e PNG.

Lossy (com perda de dados) ideal para sites

O formato de compressão recomendado para web resulta em uma pequena queda da qualidade. Tão pequena que é pouco notada pelo olho humano. Em lossy, você pode otimizar a imagem em até 90% de seu tamanho original, dependendo dos casos. JPG, JPEG e GIF são os formatos mais conhecidos de imagens com esse tipo de compressão.

Como faço a compactação das minhas imagens

Hoje existem vários compactadores on-line onde em poucos minutos suas imagens podem ter seu tamanho fortemente reduzido. Aqui na FastWay nos usamos e recomendamos estes abaixo por sua simplicidade e qualidade de compactação.

Você achou esse artigo útil?