Me preparando para a reunião de briefing


O briefing marca o primeiro encontro de nossas equipes. Essa reunião tem como foco principal conhecer os objetivos de sua estratégia e guiar da melhor forma possível a execução tarefas.

Para que a reunião seja produtiva e tome menos de seu tempo, é preciso que você siga estes 4 passos simples:


Teste o seu computador

Para começar, caso a reunião não seja presencial, você precisará de um computador com microfone (de preferência, com câmera) e deve, antecipadamente, realizar testes para garantir que estão funcionando. Opte por um notebook, pois ele já vem com a maioria dos parâmetros de câmera e vídeo pré configurados.

Defina o seu Domínio

Caso você já tenha um domínio  definido e adquirido, pule para o próximo tópico: “2. Conheça a Concorrência”.

O que é um domínio?

Domínio é o endereço que o usuário digita para chegar até seu website.

Exemplo: “www . seusite . com . br”.

Assim como o endereço de sua casa, cada domínio é único, não existindo um igual ao outro.

Onde posso verificar a disponibilidade e comprar meu domínio?

É possível verificar a disponibilidade e comprar seu domínio com a extensão “.com.br” no site:

https://registro.br/

Como comprar um excelente domínio?

Em primeiro lugar, o domínio deve ser CURTO. Quanto menor for o domínio, mais fácil será lembrar dele.

Não use palavras difíceis ou que possuam acentos, como til (~), cedilha (ç), hífen (-) ou números. Caso sua marca tenha no nome algum número, utilize sem preocupações.

Ex: 1001festas é um nome de marca. Dessa forma não há problema em ter um domínio com esse nome.

 

Para melhorar a qualidade de seu domínio, busque juntar o nome de sua marca ao produto/serviço que você vende.

Exemplos:

pizzariamagica . com . br

contabilidademagica . com . br

academiamagica . com . br

advogadojoao . com . br

suplementomagico . com . br

O que precisamos que você faça?

Até a data de nossa reunião de briefing, precisamos que você já tenha pesquisado e escolhido entre alguns domínios.

Defina o tema dos banners

Nessa etapa, deve-se definir o conteúdo e o estilo dos banners do site, você terá direito a 3 banners, pense bem no conteúdo deles pois será a primeira visão do seu cliente ao entrar no site.

O que precisamos que você faça?

Nos envie links de sites de concorrentes ou de empresas foras do seu ramo no qual você achou interessante o modelo do banner apresentado, também tente pensar em conteúdos para cada banner levando em consideração os principais serviços, produtos e diferenciais da sua empresa.

Conheça a Concorrência

Repare em seus concorrentes

Nessa fase, o primeiro passo é digitar no Google o nome de seus principais concorrentes para conhecer seus websites. Caso não saiba quem são seus concorrentes, digite a forma como seu produto é procurado no Google.

Exemplo: ”academia em são paulo”, “oficina de lanternagem”, “curso de inglês” ou “consultoria contábil e tributária”.

Dentro do website de cada concorrente você conseguirá notar pontos que te agradam e pontos que te desagradam.

Outra opção é reparar em sites fora de seu nicho e localizar características que te agradem.

O que precisamos que você faça?

Anote todos os pontos e links de sites concorrentes relevantes para informar em nossa reunião. De acordo com suas anotações, conseguiremos compreender o que você gosta e guiar nossas execuções de tarefas.

Anote de 3 a 5 exemplos de site de concorrentes e de  3 a 5 sites de outros nichos que você ache interessantes, mesmo que não tenham nada a ver com seu negócio, procurando sempre anotar também o que te chamou atenção em cada um deles.

Serviços que serão colocados no website

Esse é um dos pontos principais. Nesse momento é necessário que defina qual (ou quais) são os serviços e produtos da sua empresa. E o mais importante, qual seu carro chefe?

Essas informações são extremamente valiosas, pois nos ajudará a focar nossas energias e produzir o melhor conteúdo possível para sua marca. Na internet, assim como na vida, foco é tudo. Por isso, é importante compreender onde seu produto merece mais destaque.

Funcionalidades Mais Atrativas de seu Produto

Agora que você já sabe o foco de sua estratégia, precisamos entender qual o diferencial competitivo de seus produtos. O que faz da sua solução melhor que a de seus concorrentes? O que torna seu produto mais atrativo?

Compreendemos que nem sempre é possível ter algo totalmente exclusivo, acima de qualquer concorrente. Entretanto, é importante que você faça esse exercício para localizar pontos de vantagem dentro de sua estratégia em relação aos demais competidores.

Essas vantagens podem ser coisas simples, mas que fazem toda a diferença. Por exemplo, uma padaria com estacionamento ou algum certificado que seja de difícil acesso para empresas iniciantes.

O que precisamos que você faça?

Até a data de nossa reunião, precisamos que esteja claro para você qual o foco de sua estratégia, qual produto ou serviço merece mais esforço e o que deve ser destacado nesse produto.

Dessa forma, organize uma lista com todos os seus serviços e destaque os mais importantes.

Em posse dessas informações, conseguiremos entrar em sintonia com a estratégia atual de seu negócio.

Conclusão

Pronto! Se você chegou até aqui e realizou todos os passos teremos uma reunião de briefing bastante produtiva.


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